terça-feira, 27 de setembro de 2011

Unidade 1 - Atividade 3 - Educação e Tecnologia

Educação e Tecnologia
 
Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho: “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)
 Orientação didática 1. Para assistir à entrevista, basta acessar o vídeo pelo site: Web
2.Entre no Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.



A introdução da tecnologia em nossa vida é vista claramente na área comercial com o volume de informações apresentadas. Na indústria essa tecnologia é usada de maneira organizada, pois reflete o resultado de suas produções na obtenção do lucro desejado. Paralelamente a isso as empresas necessitam de profissionais com conhecimento tecnológico.

Na área educacional as instituições de ensino devem se concentrar na busca de novos conhecimentos para que sejam usados de maneira eficaz, com interação entre escola e trabalho. Precisam repensar sua prática pedagógica, propor mudanças na metodologia que facilite a aprendizagem dos nossos alunos para o futuro profissional.

A escola precisa formar cidadãos que saibam lidar com as diferentes situações e desafios propostos pelo mundo, adquiram conhecimentos diversos e saibam organizá-los para lidarem criticamente com o excesso de informação.

 O conhecimento hoje é de fundamental importância para que saibamos selecionar e utilizar as informações tecnológicas de maneira significativa. Por isso, o ensino deve ser repensado para a vida. Dificuldades surgirão. É um desafio para professores, alunos e para a política educacional, entretanto, deve ser enfrentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário