quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Unidade 2 - Atividade 2.9 B - Vagando pelo Wikcionário

 Vagando pelo Wikcionário

Wikcionário, o dicionário livre
176 045 entradas em português e em mais outros 722 idiomas!

Atividade 2.9 B

Unidade 2 - Atividade 2.9 A - Vagando pela Wikipédia

Unidade 2 - Atividade 2.8 - O pôster ou slides


Unidade 2 - Atividade 2.7 - O registro digital da experiência

Unidade 2 - Atividade 2.6- Execução da atividade planejada

Unidade 2 - Atividade 2.5 -Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Unidade 2 - Atividade 2.4 - Meu Portfólio

Unidade 2 - Atividade 2.2-B -Conceituando hipertexto

Conceituando hipertexto


*Hipertexto - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. (...)
As definições fornecidas na página da Wikipédia sobre hipertexto e hiperligação nos dão uma posição clara do que sejam.
Hipertexto é um texto que contém acesso a outras informações mais profundas do assunto, com vários caminhos possibilitados pelas hiperligações, ou seja, os links.
O hipertexto permite-nos a comunicação de dados, organizando e guardando informações relacionadas ao texto. É muito útil à pesquisa, porque não precisamos abandonar o texto inicial para consultar no dicionário o significado das palavras, pois essas informações já se encontram dentro dele. Com isso, enriquece a aprendizagem do leitor devido à capacidade dos ambientes hipertextuais de armazenar, interconectar e fornecer acesso a uma ampla quantidade de informações.

*Hiperligação - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Link) -Ir para: navegação, pesquisa.

Uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento.

(...)A palavra inglesa link entrou na língua portuguesa por via de redes de computadores (em especial a Internet), servindo de forma curta para designar as hiperligações do hipertexto. O seu significado é "atalho", "caminho" ou "ligação".
Os links acessados são atalhos que nos levam a vários outros textos e informações localizados de forma rápida, que complementam e se relacionam com o texto que estamos lendo ou pesquisando e que, também, ajudam a despertar e a aguçar a curiosidade.
*(...)Navegar ou "surfar" na Internet é seguir uma sequência de links. Os links agregam interatividade no documento. Ao leitor torna-se possível localizar rapidamente conteúdo sobre assuntos específicos. (...)
Esse modo de navegar facilita a compreensão do assunto por parte do leitor, que assim tem possibilidade de construir seu conhecimento de modo eficaz.
O uso dos links requer que tenhamos disciplina e concentração naquilo que estamos fazendo, para não nos perdermos na leitura dos diversos atalhos que estamos consultando.
*(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto - acessado domingo, 28 de agosto de 2011, às 10h32min)

Unidade 2 - Atividade 2.2-A - O que é hipertexto

O que é hipertexto

Ao navegar pela página da Wikipédia em busca de informações sobre hipertexto, observei que é uma maneira bem prática, simples e fácil de se fazer uma pesquisa através de um hipertexto.
Compreendi que as diversas informações contidas num texto podem ser ampliadas ao acessar outros caminhos que se abrem em outras janelas. Assim se faz um Hipertexto permitindo-nos a comunicação de dados, organizando e guardando informações relacionadas ao texto.
Esses outros caminhos nos são possibilitados pelos links, atalhos que nos levam a vários outros textos e informações localizados de forma rápida, que complementam e se relacionam com o texto que estamos lendo ou pesquisando e que, também, ajudam a despertar e a aguçar a curiosidade.
O hipertexto é muito útil à pesquisa, porque não precisamos abandonar o texto inicial para consultar no dicionário o significado das palavras, pois essas informações já se encontram dentro dele. Com isso, enriquece a aprendizagem do leitor devido à capacidade dos ambientes hipertextuais de armazenar, interconectar e fornecer acesso a uma ampla quantidade de informações.
Esse modo de navegar facilita a compreensão do assunto por parte do leitor, que assim tem possibilidade de construir seu conhecimento de modo eficaz. Para mim foi de grande importância saber ainda mais sobre hipertextos e links que eu já utilizava e que procurarei sempre melhorar em meus trabalhos.
Porém, devemos ter disciplina e concentração naquilo que estamos fazendo, para não nos perdermos na leitura dos diversos atalhos que estamos consultando.

Unidade 2 - Atividade 2.1- Navegação à Deriva

Navegação à Deriva

A evolução das tecnologias de informação e comunicação nos proporciona um mundo de novas descobertas. A internet permite que naveguemos de modo objetivo ou aleatório, porém sempre estaremos fazendo novas descobertas, ampliando nossos conhecimentos.

Como disse Marcus Vinícius em Navegação à Deriva “... quem navega à deriva acredita que há vida além dos mares...” e, também “... quem navega à deriva se perde da costa...”. Essa aventura de navegar por hipertextos, aleatoriamente nos leva a descobrir outros horizontes, nos faz descobrir um vasto universo de informações para as quais deveremos filtrar o que é relevante para a nossa pesquisa, mas também, podemos nos perder em muitos hiperlinks, pois a cada informação nova, a curiosidade nos faz ir além do que nos foi proposto. Navegando de forma direcionada, objetiva fica mais fácil resolver o problema ali apresentado.

Os links, os hiperlinks são recursos de grande importância que nos leva a abrir um mesmo texto por vários caminhos e dali filtrar o que é relevante de acordo com a leitura, a inferência que fazemos e a compreensão do texto. Caminhar em links é bom e é fácil retornar ao texto original, proporciona a aquisição de uma leitura dinâmica, amplia o leque de informações e conhecimento numa velocidade impressionante.

Unidade 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
 "A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial."
http://www.brasilescola.com/informatica/internet.htm

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Unidade 1 - Atividade 8 - Divulgando a pesquisa

Divulgando a pesquisa


Unidade 1 - Atividade 7 - Pesquisa sobre o trabalho por projetos

Pesquisa sobre o trabalho por projetos
Projeto: Educação Fiscal
Tema: Alimentação Saudável – Horta
Pessoal envolvido: familiares, alunos e professores dos anos iniciais – 1º e 2º
 
Análise do projeto:

O presente projeto se faz importante no sentido de que o tema abrange aspectos importantes como a aquisição de uma alimentação saudável pela família, em consequência trará os benefícios aos alunos em sua aprendizagem.

O trabalho por projetos é muito significativo quando há a participação efetiva da escola como um todo e da família. É um momento em que a escola, o aluno e até os familiares têm para se autoavaliarem em determinados aspectos e, assim poderão contribuir para a sua participação na sociedade como um todo. É nessa hora que o aluno aprende o processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar, criar, interagir e construir conhecimento podendo agir de maneira transformadora. O professor como mediador, deve sempre levar o aluno a criar estratégias de solução para os problemas apresentados, reconhecer a sua coautoria naquele trabalho, a tomar decisões, ouvir e ser ouvido, selecionar informações, visando propiciar a construção de conhecimento do aluno e em consequência a elevação de sua autoestima.

Trabalhar com projetos no ensino aprendizagem é uma prática interessante desde que o tema seja bem fundamentado no sentido de despertar interesses, porém deve ter claro os objetivos, os limites e prazos para a conclusão do projeto. 

Ao trabalhar com projeto deve se levar em consideração a realidade do aluno, a sociedade que ele convive, os seus conhecimentos prévios e as necessidades que se caracterizam no momento, como foi observado no projeto acima. Como o trabalho com projeto deve ser dinâmico, tem-se a oportunidade de uma avaliação constante e a busca de melhorias para o seu desenvolvimento e sucesso.

As escolas sempre trabalharam com projetos em algumas disciplinas ou temas, a diferença é que agora existem diversos recursos tecnológicos que podem facilitar o desenvolvimento do trabalho. Estes recursos podem motivar professores e alunos a usufruir dessas tecnologias, programarem suas atividades com mais entusiasmo, integrando recursos pedagógicos e tecnológicos, aproximando a teoria e prática, com isso procurando criar condições de formar uma visão crítica fundamentada sobre seu uso.

De acordo com Maria Elisabette em seu artigo Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações “...o ato de projetar requer abertura para o desconhecido..” porém, isto não requer acomodação e sim o nosso empenho para um novo desafio que se mostra de maneira a propiciar e facilitar nosso trabalho com recursos tecnológicos agora existentes em nossa escola.

Unidade 1 - Atividade 6 - Uso dos recursos tecnológicos

Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

A utilização dos recursos tecnológicos pelos meios de comunicação, pelo processo industrial e a influência destes em nossa vida é inegável, sendo assim a área educacional não pode ignorá-los e sim utilizá-los em benefício do processo de ensino aprendizagem.
Os recursos tecnológicos devem ser integrados às práticas pedagógicas já utilizadas _ como mostra o vídeo _ ao uso da biblioteca, dos livros entre outras, para que juntos proporcionem bons resultados como o conhecimento com qualidade.
A tecnologia na educação é uma ótima ferramenta para o enriquecimento das aulas e o desenvolvimento de habilidades. Os professores devem procurar se atualizar, estar em constante aprendizagem para utilizar os recursos pedagógicos e, também, os recursos tecnológicos de acordo com os objetivos a que se propõem, pois estes quando bem empregados tornam as aulas mais atraentes e dinâmicas.

Unidade 1 - Atividade 5 - Conhecendo uma experiência

Nome do programa: Dengue
Autor: Ruth Regina Melo de Lima _ Natal – RN
Co-autor: Nayde Solange Garcia Fonseca

Áreas do conhecimento envolvidas: Alfabetização, Meio Ambiente e Ciências Naturais.

Síntese: A atividade sobre a Dengue é um assunto de interesse de toda a população e mostra o quanto ainda é preciso agir para que tenhamos uma sociedade engajada na luta pela saúde de todos.

Como toda atividade a ser trabalhada, primeiramente a sondagem deve acontecer, apesar do modo contraditório observado no início do plano sobre os conhecimentos prévios dos alunos. É um assunto que mesmo já sendo tão divulgado pela mídia, motiva os alunos a pesquisarem o tema na internet como sugerido nos sites apresentados no plano, para que tenham uma visão ampla sobre a doença.

O profissional de saúde sugerido para entrevista é importante, pois este poderá relatar pontos ainda desconhecidos pelos alunos.

O trabalho em grupo na elaboração de perguntas, na elaboração e confecção de panfletos propicia a socialização, a interação e fará com que os alunos se apropriem de informações que auxiliarão na construção de seus conhecimentos.

A proposta final de divulgar o trabalho realizado incentiva e eleva a auto-estima dos alunos.

 

Unidade 1 - Atividade 4 - Tecnologia na escola


  


Unidade 1 - Atividade 3 - Educação e Tecnologia

Educação e Tecnologia
 
Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho: “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)
 Orientação didática 1. Para assistir à entrevista, basta acessar o vídeo pelo site: Web
2.Entre no Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.



A introdução da tecnologia em nossa vida é vista claramente na área comercial com o volume de informações apresentadas. Na indústria essa tecnologia é usada de maneira organizada, pois reflete o resultado de suas produções na obtenção do lucro desejado. Paralelamente a isso as empresas necessitam de profissionais com conhecimento tecnológico.

Na área educacional as instituições de ensino devem se concentrar na busca de novos conhecimentos para que sejam usados de maneira eficaz, com interação entre escola e trabalho. Precisam repensar sua prática pedagógica, propor mudanças na metodologia que facilite a aprendizagem dos nossos alunos para o futuro profissional.

A escola precisa formar cidadãos que saibam lidar com as diferentes situações e desafios propostos pelo mundo, adquiram conhecimentos diversos e saibam organizá-los para lidarem criticamente com o excesso de informação.

 O conhecimento hoje é de fundamental importância para que saibamos selecionar e utilizar as informações tecnológicas de maneira significativa. Por isso, o ensino deve ser repensado para a vida. Dificuldades surgirão. É um desafio para professores, alunos e para a política educacional, entretanto, deve ser enfrentado.

Unidade 1 - Atividade 2 - Reflexão

"As sereias do ensino eletrônico"

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/pg7.html

O mundo está em constante mudança e a educação precisa acompanhar esse processo. O que vem nos fascinando há algum tempo é a introdução da tecnologia na nossa vida.

Devemos refletir sobre a necessidade de nos integrarmos a esse universo tecnológico que, até a pouco tempo, era difícil nos imaginarmos fazendo parte desse mundo. Para isso, a informação sobre como usar as ferramentas oferecidas pela tecnologia, como a internet, e aprimorar cada vez mais nossos conhecimentos é de grande importância, já que o novo oferece pontos positivos e negativos.

Na área educacional a introdução da tecnologia é vista a princípio com apreensão, medo do novo e em seguida há um momento de euforia, com interesse em buscar novas informações. Isso porque educar também é estar atento às diferentes possibilidades e recursos a nós apresentados, como também, os diversos instrumentos, estratégias e ambientes de ensino-aprendizagem que podem aumentar as possibilidades de interação e aprendizagem.

O uso de tecnologias que facilitam o acesso e a troca de informações entre alunos e docentes é um importante aliado, que podem constituir um facilitador do processo educativo para que os alunos enfrentem novas situações, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de uso cotidiano e estimulando a criatividade.

A tecnologia cria desafios e nós, professores, devemos procurar nos qualificar para que, comprometidos com a formação de nossos alunos, possamos juntos contribuir para uma educação que dê resultados positivos, lançando mão das ferramentas tecnológicas disponíveis, dando sentido ao nosso trabalho, pois o conhecimento com qualidade é imprescindível.

Unidade 1 - Atividade 1 A - Meu projeto pessoal/ profissional

Atividade I - Meu projeto pessoal/ profissional

Visando ampliar os conhecimentos educacionais dos alunos da Escola Orosina, por meio da tecnologia proporcionada pelo MEC e Prefeitura Municipal, iniciamos as aulas na Sala de Informática em agosto de 2010.

O período de agosto a dezembro foi de apreensão, mas também, de adaptação aos equipamentos, de conhecimento da tecnologia pelos alunos e professores e inserção ao planejamento escolar sendo uma experiência positiva, de grande satisfação por parte dos alunos, professores e equipe diretiva.

Os professores elaboraram e executaram planos de aulas para a sala de informática de acordo com o seu planejamento bimestral e puderam, entre outras, ver e intervir nas dificuldades apresentadas por seus alunos.

Agora em 2011, estamos dando continuidade ao trabalho que ainda é novidade para muitos, devido ao pouco conhecimento tecnológico, mas que vem vencendo barreiras. Todos os professores estão procurando se inteirar e fazer com que suas aulas sejam criativas e produtivas.

Eu, Shirley, vi que a novidade tecnológica a nós proporcionada é de grande valor pedagógico, que nos faz ampliar conhecimentos, aprimorar nossas aulas e levar nossos alunos a uma boa aprendizagem.

Para isso, espero aprender cada vez mais, principalmente na prática com as aulas e atividades do Curso TICs 100h, repassar os conhecimentos que espero adquirir e ter a satisfação de ver o resultado do meu trabalho, juntamente com a minha comunidade escolar, na aprendizagem escolar de cada aluno.
Unidade 1- Atividade 1- Quem sou como professor e aprendiz?
  http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/pg3.html
Conhecer, compreender e criar situações favoráveis ao ensino somente com a formação básica atualmente é pouco para que a formação do aluno como um futuro profissional atuante.
O momento atual exige profissionais competentes em todas as áreas. Na área educacional não é diferente.
A LDB reza que “o professor é um profissional da educação, que deve ter plano de carreira, acesso à formação inicial e continuada e condições adequadas de trabalho”.
O que vemos atualmente é que alguns destes pontos estão sendo discutidos, mas é uma realidade que ainda não foi efetivada.
Ser professor é estar sempre em busca da melhoria da aprendizagem, com a mente aberta às inovações devido às constantes mudanças no mundo, ou seja, buscando a continuidade de sua formação.
Nesse sentido é o que procuro fazer para o aprofundamento de meus conhecimentos. Infelizmente, mesmo com a maioria dos professores buscando a sua melhoria profissional, não somos valorizados e nem tratados como profissionais.
Para isso, creio que devemos sempre procurarmos nos atualizar, buscando a continuidade da nossa formação, nos valorizando. Com isso, temos arma para lutar pelos nossos direitos de valorização da identidade profissional e sermos reconhecidos também pela sociedade.

Unidade 1 - TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

Poema de Fernando Pessoa

Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados precisos – nem mais nem menos-
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...
Fernando Pessoa
Extrato do poema Apostila, 
assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos. 
Conteúdo do módulo - Proinfo

domingo, 25 de setembro de 2011

Proinfo - Tecnologia da Informação e Comunicação

 TIC 100 horas 


O curso de Tecnologia da Informação e Comunicação me proporciona vivências e aprendizagens exclusivas para um maior e melhor conhecimento que me ajudam a utilizar e transmitir o que aprendi para a prática pedagógica e tecnológica em minha vida profissional.