quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Unidade 2 - Atividade 2.2-B -Conceituando hipertexto

Conceituando hipertexto


*Hipertexto - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. (...)
As definições fornecidas na página da Wikipédia sobre hipertexto e hiperligação nos dão uma posição clara do que sejam.
Hipertexto é um texto que contém acesso a outras informações mais profundas do assunto, com vários caminhos possibilitados pelas hiperligações, ou seja, os links.
O hipertexto permite-nos a comunicação de dados, organizando e guardando informações relacionadas ao texto. É muito útil à pesquisa, porque não precisamos abandonar o texto inicial para consultar no dicionário o significado das palavras, pois essas informações já se encontram dentro dele. Com isso, enriquece a aprendizagem do leitor devido à capacidade dos ambientes hipertextuais de armazenar, interconectar e fornecer acesso a uma ampla quantidade de informações.

*Hiperligação - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Link) -Ir para: navegação, pesquisa.

Uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento.

(...)A palavra inglesa link entrou na língua portuguesa por via de redes de computadores (em especial a Internet), servindo de forma curta para designar as hiperligações do hipertexto. O seu significado é "atalho", "caminho" ou "ligação".
Os links acessados são atalhos que nos levam a vários outros textos e informações localizados de forma rápida, que complementam e se relacionam com o texto que estamos lendo ou pesquisando e que, também, ajudam a despertar e a aguçar a curiosidade.
*(...)Navegar ou "surfar" na Internet é seguir uma sequência de links. Os links agregam interatividade no documento. Ao leitor torna-se possível localizar rapidamente conteúdo sobre assuntos específicos. (...)
Esse modo de navegar facilita a compreensão do assunto por parte do leitor, que assim tem possibilidade de construir seu conhecimento de modo eficaz.
O uso dos links requer que tenhamos disciplina e concentração naquilo que estamos fazendo, para não nos perdermos na leitura dos diversos atalhos que estamos consultando.
*(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto - acessado domingo, 28 de agosto de 2011, às 10h32min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário