Pesquisa sobre o trabalho por projetos
Projeto: Educação Fiscal
Tema: Alimentação Saudável – Horta
Pessoal envolvido: familiares, alunos e professores dos anos iniciais – 1º e 2º
Análise do projeto:
O presente projeto se faz importante no sentido de que o tema abrange aspectos importantes como a aquisição de uma alimentação saudável pela família, em consequência trará os benefícios aos alunos em sua aprendizagem.
O trabalho por projetos é muito significativo quando há a participação efetiva da escola como um todo e da família. É um momento em que a escola, o aluno e até os familiares têm para se autoavaliarem em determinados aspectos e, assim poderão contribuir para a sua participação na sociedade como um todo. É nessa hora que o aluno aprende o processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar, criar, interagir e construir conhecimento podendo agir de maneira transformadora. O professor como mediador, deve sempre levar o aluno a criar estratégias de solução para os problemas apresentados, reconhecer a sua coautoria naquele trabalho, a tomar decisões, ouvir e ser ouvido, selecionar informações, visando propiciar a construção de conhecimento do aluno e em consequência a elevação de sua autoestima.
Trabalhar com projetos no ensino aprendizagem é uma prática interessante desde que o tema seja bem fundamentado no sentido de despertar interesses, porém deve ter claro os objetivos, os limites e prazos para a conclusão do projeto.
Ao trabalhar com projeto deve se levar em consideração a realidade do aluno, a sociedade que ele convive, os seus conhecimentos prévios e as necessidades que se caracterizam no momento, como foi observado no projeto acima. Como o trabalho com projeto deve ser dinâmico, tem-se a oportunidade de uma avaliação constante e a busca de melhorias para o seu desenvolvimento e sucesso.
As escolas sempre trabalharam com projetos em algumas disciplinas ou temas, a diferença é que agora existem diversos recursos tecnológicos que podem facilitar o desenvolvimento do trabalho. Estes recursos podem motivar professores e alunos a usufruir dessas tecnologias, programarem suas atividades com mais entusiasmo, integrando recursos pedagógicos e tecnológicos, aproximando a teoria e prática, com isso procurando criar condições de formar uma visão crítica fundamentada sobre seu uso.
De acordo com Maria Elisabette em seu artigo Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações “...o ato de projetar requer abertura para o desconhecido..” porém, isto não requer acomodação e sim o nosso empenho para um novo desafio que se mostra de maneira a propiciar e facilitar nosso trabalho com recursos tecnológicos agora existentes em nossa escola.
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